- Área: 1200 m²
- Ano: 2016
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Fotografias:Daniela Galdames
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Fabricantes: CHC, Contemporary Glass Designs, European Windows, Limarí Lighting Design, Mathiesen, Nuprotec, Tecpro
Descrição enviada pela equipe de projeto. Um templo de luz, que expressa uma fé inclusiva e acolhedora, está a ponto de converter-se em um local de referência no Chile. Localizado aos pés da Cordilheira dos Andes, afastado da metrópole de Santiago, o templo de formas curvilíneas foi desenhado pelo arquiteto canadense Siama Hariri, como um convite a contemplação espiritual e a peregrinação arquitetônica.
Rodeado por espelhos d'água e uma paisagem de pastos nativos, o Templo Bahá'í da América do Sul é uma estrutura em forma de cúpula luminosa remetendo a topografia ondulada dos Andes que parece flutuar 30 metros sobre a terra. Seus nove monumentais véus de vidro emolduram um espaço de culto aberto e acessível, onde é possível acomodar até 600 visitantes em assentos feitos em couro e madeira nogal curvada. Admirando o oráculo central, no vértice da cúpula, os visitantes experimentam uma transferência fascinante da luz desde o exterior do vidro fundido a um interior de mármore português translúcido. No momento em que o sol se põe, a luz capturada dentro da cúpula passa do branco ao prata, ao ocre e ao púrpura.
Após quatorze anos de trabalho, a casa de adoração sul-americana representa o último dos oito templos continentais que se levantaram como parte de um notável portfólio de arquitetura sagrada encarregado pela comunidade Bahá'í.
Sem ritual ou clérigos, sem ícones ou imagens, os Templos Bahá'í estão concebidos para refletir um ideal de culto universal, onde homens, mulheres e crianças podem se reunir como iguais. Os Bahá'ís acreditam no papel fundamental do voluntariado (conhecido como serviço) para aumentar sua oração e reflexão dentro de uma casa de adoração. Com o tempo, as universidades e os hospitais foram erguidos nas proximidades dos templos. No Chile, a conexão com a comunidade inspirou a reutilização de uma casa do clube de golfe existente na propriedade que tornou-se centro educativo voltado aos jovens.
A abertura e a transparência são fundamentais tanto para a estrutura como para seu local. A casa de adoração Bahá'í pode ser acessada por nove entradas situadas em intervalos regulares ao redor da estrutura da cúpula, enquanto caminhos curvilíneos conduzem os visitantes à caminhadas de meditação através da paisagem inclinada. O aclamado arquiteto paisagista chileno, Juan Grimm, transformou um campo de golfe estéril em uma colorida paisagem exuberante com diferentes variedades de plantas nativas resistentes a seca, que se estendem generosamente ao redor do templo. De acordo com o desenho paisagístico de Grimm e trabalhando em colaboração com a Prefeitura de Peñalonen, os Bahá'ís estão plantando árvores nativas Quillay para apoiar o programa ambiental "Cresce Verde". Em um total, mais de 6000 árvores foram plantadas ou estão crescendo em um viveiro estabelecido para a paisagem do templo.
Os visitantes deste espetacular lugar serão surpreendidos primeiro pela épica escala da Cordilheira dos Andes. No caminho pelas escadas de pedra em direção à Casa de Adoração, eles sentiram os jardins que rodeiam o templo. Em um determinado trecho do caminho, o templo desaparece momentaneamente para reparecer junto a um monumental espelho d'água. De pé junto ao templo, os visitantes apreciarão a complexa sutiliza do revestimento exterior do vidro que remete à estrutura dos flocos de neve.
Esta edificação, localizada em um terreno montanhoso, era de difícil acesso. Para abrir a Casa de Adoração a todas as pessoas como um lugar de oração e meditação, os Baháis investiram significativamente para construir uma nova via ao local, permitindo um fácil acesso para os habitantes de Santiago. A respeito do projeto, o senador chileno Francisco Chahuán disse: "não tenho dúvidas de que este lugar está destinado a ser um centro de oração, meditação e encontro que convidará todos os vizinhos de Peñalolén e os demais interessados a buscar um lugar de tranquilidade e introspecção".
Desenhar uma estrutura tão complexa e variada como a natureza requer a mais avançada tecnologia computacional. Liderados por Siamak Hariri, a equipe de Hariri Pontarini Architects criou seu próprio sistema de renderização para o escultural edifício, utilizando a fabricação digital para criar formas altamente irregulares e orgânicas em vidro.